quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Retrospectiva 2007

Terceiro Semestre de Curso - Eixo III
As Interdisciplinas desse semestre foram:

Literatura Infantojuvenil e Aprendizagem;
Artes Visuais;
Ludicidade e Educação;
Música na Escola;
Teatro e Educação;
Seminário Integrador III.
Esse semestre foi muito rico para mim, foi nele que pela primeira vez os professores fizeram um questionário para saber quem eram os alunos com que iriam trabalhar, quais as habilidades artísticas que os alunos tinham, quais seus interesses. As aulas presenciais eram marcadas por muita atividade física, tanto de música como de teatro. As leituras das teorias me apontavam para interdisciplinaridade que deveria ser desenvolvida em sala de aula e isso foi muito importante. Nesse semestre comecei a atuar com uma turma de 4ª série em substituição a uma colega que estava de licença saúde e podia experienciar com aquela turma o que ia aprendendo no curso, comecei a fazer releituras de obras de arte e a criatividade dos alunos sempre me deixa muito contente e realizada por conseguir resultados muito positivos e significativos.
A contação de história, também foi uma oportunidade de desenvolver com meus alunos, além das teorias de literatura, as de teatro, fechando um círculo com as teorias de ludicidade. Foi ai que definitivamente terminei com a fragmentação das aulas. 

Ao analisar as mudanças que aconteceram comigo naquele semestre, posso garantir que foi ali que se deu o maior salto na minha profissionalização, pois aprendi como combinar as várias áreas do conhecimento e os alunos passaram a aprender brincando. Observar os planejamentos das aulas daquele semestre me auxiliaram muito na hora de organizar o planejamento do meu estágio. 

Evidência 1:

É preciso saber de forma clara e coerente os objetivos que se pretende alcançar e buscar os melhores caminhos para atingi-los, tendo como princípio que o fazer teatral deve ser construído a partir das necessidades e desejos de todos os sujeitos envolvidos no processo. Assim, pode-se fazer do teatro um recurso riquíssimo para aprendizagem de outras disciplinas, assim como transformar jogos e brincadeiras em verdadeiros espetáculos. É possível ainda fazer de uma representação um momento ímpar de descobertas e aprendizagem para todos.
Concluo que o teatro na escola é mais um recurso que podemos usar para que o aluno se reconheça como sujeito da sua aprendizagem, pois através da prática cênica ele terá um campo aberto para exercitar a sua criatividade ao explorar a sua intuição e as suas emoções de forma mais concreta que, certamente o levará a ter mais consciência de si mesmo e do mundo que o cerca.
Recorte da postagem de 04/10/2007:

http://ivanamolina2006.blogspot.com/2007/10/as-teorias-sobre-teatro-na-escola.html#links



Evidência 2: Num Conselho de Classe que fizemos no final do ano com aquela turma, deixou muito claro as conquistas que construímos individualmente e como um todo. Vale lembrar que nenhum aluno ficou para trás. 


Postagem iniciada em 21//10/2010. 

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que bacana Ivana! A tua escrita demonstra de forma clara o significado para ti do semestre, costurando ainda com evidências desse processo. Aprender a interdisciplinaridade, colocá-la em prática sem 'confusões', mas com propriedade, realmente é um ganho especial para o trabalho, mesmo para os mais experientes! Bjs, Maura - tutora do SI