quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Retrospectiva 2009 - I

Sexto Semestre - Eixo VI




As Interdisciplinas desse semestre foram:





  • Seminário Integrador VI

  • Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

  • Filosofia da Educação

  • Questões Ético-raciais na Educação, História e Sociologia 

  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II 



  • Nesse semestre pela primeira vez tirei um A em Psicologia, eu sempre estudei muito e sempre gostei muito de Psicologia, já tinha feito duas cadeiras: Psicologia I e Psicologia da Vida Adulta e me sentia um pouco injustiçada...
    Gostei muito de trabalhar com o Método Clínico Piagetiano, como é interessante desequilibrar as crianças.
    Também sempre fui apaixonada por Filosofia, e as atividades desenvolvidas nessa interdisciplina me ajudaram muito a compreender as relações éticas que devem estar sempre presentes no nosso cotidiano escolar. Às vezes fico lembrando do texto do dilema do Antropólogo francês que suscitou muitas contradições e discussões na época e para mim ficava muito claro a questão da ética em sua plenitude. Também não posso esquecer do "livre arbítrio". Não posso querer sair por ai mudando o mundo, Paul McCartney naquele música que eu adoro, me diz: "Viva e deixe viver!", mas voltando às interdisciplinas, a de Inclusão eu aprendi muito, para se ter uma ideia, eu não conhecia a Declaração de Salamanca e fiquei meio assim, assim... Como uma coisa tão importante como essa, eu sequer tinha conhecimento. Nessa época eu estava novamente na coordenação pedagógica e iniciei com o SOE da escola estadual o processo para implantação de uma Sala de Recursos para atendimento de APNE e o melhor é que a 28ª CRE demonstrou interesse em implantar uma sala na nossa escola. Deixei para comentar no final a interdisciplina de Etnias, eu adorei. Aquelas atividades de pertencimento, de identidade, de busca da  ancestralidade me ajudaram a perceber como podemos dar um enfoque diferenciado as relações étnico-raciais em nossas salas de aula e como trabalhar as questões de preconceito também. Esse semestre foi de grande aprendizagem para mim.

    Um comentário:

    mauranunes.com disse...

    Oi Ivana! O trabalho com etnias e preconceitos (que leva à compreensão de como trabalhar as diferenças e diversidades, no geral) é fundamental para as crianças. E para isso, o professor precisa estar instrumentalizado, com estudos e pesquisas atuais sobre o tema. Que bom que este semestre foi significativo para ti nesse sentido! Bjs, Maura - tutora do SI