segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Retrospectiva 2009 - II

Sétimo Semestre - Eixo VII 












As Interdisciplinas desse semestre foram:




Dando continuidade à tônica do PEAD/UFRGS, esse semestre foi de muita inclusão, na Educação de Jovens e Adultos pude compreender como fazer a inclusão do aluno trabalhador no mundo letrado, articulando com a Interdisciplina do Seminário Integrador, quando começamos a analisar as Arquiteturas Pedagógicas e a esboçar o seu  planejamento para ser vivenciado no cotidiano da sala de aula, o que foi complementado com as leituras e atividades desenvolvidas nas Interdisciplinas de Didática e da Linguagem e Educação. A Interdisciplina de Língua Brasileira de sinais fechou com chave de ouro as questões de inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais, onde mais que aprender algumas palavras nessa nova língua, nos deixou com um gostinho de quero mais, inclusive essa foi uma das questões que relatei no meu portfólio de aprendizagem: nós aprendemos que somos capazes de quando houver necessidade podermos fazer a diferença. 
Esse semestre foi muito difícil para mim, estive muito doente e a minha irmã ficou em coma induzido por conta da gripe A, a minha outra irmã, também colega do PEAD, a Solange teve problemas gravíssimos de ordem particular que nos deixou muito desnorteadas, e para finalizar a mãe teve mais um AVC. Nunca antes tinha tido tantos problemas ligados a saúde seja física ou emocional, mas mesmo com todas as adversidades consegui chegar ao final daquele ano com muito saldo positivo: A Elaine ficou boa, a Solange se encontrou, eu comecei o tratamento da pressão a mãe pode reverter o seu quadro de semi paralisia do lado direito. Sem esquecer de comentar que obtive conceitos muito bons na minha aprovação do semestre.
Das aprendizagens que pude construir nesse semestre, faço algumas considerações que evidenciam a articulação entre as teorias estudadas e a aprendizagem construída, transcrevo aqui parte da postagem do dia 14/09/2009: 

Evidência 1:

Precisamos pensar uma ação pedagógica que dê conta de relacionar as vivências desses alunos com os saberes científicos construídos pela humanidade. Essa educação precisa dar conta de que esses alunos compreendam os processos históricos geradores das suas precárias condições de vida para que neles possam interferir a seu favor. É preciso propiciar aos jovens e adultos oportunidades efetivas de desenvolvimento integral. Dessa forma, estaremos contribuindo para que esses alunos não sirvam de instrumento de exploração do sistema.



Trago como evidência 2 a minha tomada de consciência sobre o fazer pedagógico, num recorte da apresentação do meu portifólio do Workshop de Avaliação Final:

 O aluno quando realmente envolvido em uma prática pedagógica que seja emancipatória, dialógica, é levado a buscar a visão do todo, é levado a aprender a aprender, sempre tendo como meta a melhoria da sua qualidade de vida e dos outros, ter acesso ao saber sistematizado, utilizar o raciocínio lógico, a criatividade, dialogar sempre e construir textos próprios com autonomia e visão da realidade que o cerca, cada abordagem pedagógica deve desencadear  uma aprendizagem colaborativa, significativa e eficaz.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Puxa Ivana, que semestre... Enfrentaste problemas pessoais, desafios no curso e... resultado, venceste o ano! E posso dizer que teu blog apresentou uma evolução muito bonita nesse tempo de curso: tens apresentado reflexões profundas, bem articuladas e conscientes, evidenciando teu crescimento. Bjs, Maura - tutora do SI