quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Retrospectiva 2010 - I

Oitavo Semestre - Eixo Oito


As Interdisciplinas desse semestre foram: 


Esse semestre foi muito especial principalmente porque foi chegada a hora de mostrarmos tudo aquilo que havíamos construído ao longo do curso. Hora de pormos em prática todas as teorias que estudamos, mas de forma interdisciplinar articulando com as tecnologias em aulas interessantes, criativas, onde nossos alunos e alunas fossem protagonistas da sua aprendizagem e que essa aprendizagem fosse significativa.
O que mais me chamou a atenção é que durante o curso eu aprendi a receber críticas e a mudar a ótica às minhas aulas, antes quando alguém intervinha eu não aceitava e torcia o nariz para as sugestões, mas agora aproveito a crítica para fazer uma boa reflexão sobre a crítica e a minha prática.


Trago como  evidência uma postagem do wiki de estágio - Reflexão da 8ª semana de 31/05/2010 a 02/06/2010:


Essa semana foi curta em relação as demais semanas, pois só trabalhamos até quarta-feira e  foi mais proveitosa que as semanas anteriores.
Iniciei a hora do conto com a turma e eles ficam encantados com o livro do "Draguinho", diferente de todos, parecido com ninguém de Claudio Galperin da Editora Ática. Realmente é um livro muito bonito, suas ilustrações são lindas. As crianças ficaram encantadas com a história e todos ficam atentos a minha "contação".

Dividi a história em três partes e deixei que ficassem curiosos, fazendo com que continuassem interessados pela mesma.
Os objetivos da semana foram atingidos, usei a sugestão da tutora Simone e pedi às crianças que criassem um caça-palavras com antônimos, fiz uma matriz com um espaço para que escrevessem as palavras que deveriam ser encontradas na malha quadriculada, eles ficaram muito entusiasmados com a atividade, após solicitei que eles trocassem os caça-palavras entre si e encontrassem as palavras e devolvessem para o colega "autor" corrigir. 
Essa atividade foi muito interessante. Nós estamos muito acostumados a dar as coisas prontas para as crianças e esquecemos de deixar que os alunos deem asas a imaginação e com isso não permitimos que demonstrem e exercitem a sua criatividade, autoria e autonomia.
Como é importante essa parada que fazemos para repensar a nossa prática e como é importante quando alguém intervém nos questionando e mostrando outras possibilidades que às vezes a gente, por estar muito envolvida no processo, não percebe. Obrigada, Simone.

Veja no site da Ática sugestões para trabalhar com esse livro.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Ivana, passaste por um processo de transformação e amadurecimento durante o curso! Hoje percebes isso construido em ti, o que é 'tudo' que se deseja ao final do curso. Mudança de olhar para a própria prática, para o aluno, para si mesmo enquanto profissional, pessoa, etc. É preciso reconhecer o que precisa ser mudado, isso é metade do caminho para a transformação! Bjs, Maura - tutora do SI