domingo, 14 de novembro de 2010

Resposta III à Maura

Referente a retrospectiva 2008 - I - Eixo IV.

Olá, Maura! 

Na postagem do dia 09/07/2008, faço referência a respeito do Workshop dos Portfólios de Aprendizagem daquele semestre, transcrevo aqui as considerações que fiz na época: Neste semestre senti que estávamos mais tranquilas durante as apresentações, deu para perceber claramente as aprendizagens e as mudanças durante a fala de cada uma. O que mais me chamou a atenção foi que ao falar da sua aprendizagem, todas nós demonstramos muita paixão pelo que estamos estudando e a forma como fomos nos apropriando desses saberes, que muitas já sabíamos, mas que não tínhamos consciência, isto é, faltava a teoria para compreendermos o porquê de fazermos de determinada maneira uma atividade em sala de aula.

Na exposição dos Planos Individuais de Estudos, falamos como aprendemos com muita autonomia o que havia sido colocado nas nossas metas a serem perseguidas e alcançadas e essa maneira de buscar aprendizagens se mostrou tão gratificante, que com certeza todas nós nos transformaremos em verdadeiras pesquisadoras, desacomodadas, sabedoras que somos capazes de buscar sempre mais.

Tenho convicção de que esse é um dos principais objetivos do nosso curso: Fazer com que nós, professores das redes públicas de ensino, possamos desenvolver ações teórico-práticas que façam parte da realidade dos nossos alunos para que tenham autonomia para se constituir como sujeitos, pois como nos diz  Paro (2001): "Educar-se é tornar-se autônomo, condutor do próprio destino, fazendo uso dos bens culturais de que se necessita para constituir-se como sujeito. E é como sujeito que o indivíduo faz isso , avaliando permanentemente as dimensões dos erros e acertos que comete e das dificuldades que enfrenta para subjetivamente, como autor, levá-los em conta em seu desenvolvimento". (PARO, 2001, p. 45)

Referência: 

PARO, Vitor Henrique - Reprovação Escolar: Renúncia à Educação - São Paulo - Xamã,  1ª Edição, 2001



Imagem retirada do site: http://www.revoluta.com/?p=1134

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Ivana! Como é bom olharmos para trás e percebermos (com clareza) o que eu não foi tão bom, nem tão ruim. Tivesses aprendizagens muito ricas, fazendo uma conexão com o sentimento que nutres pela tua atividade profissional. Atividade esta que conseguiste incrementar com sustentação teórica. Perceber a transformação é fundamental! Bjs, Maura - tutora do SI