sábado, 13 de novembro de 2010

Avaliação e trabalho em Grupo




Avaliação: Um recorte interessante:



"As relações sociais na sala de aula tradicional baseiam-se em relações de poder inextricavelmente ligadas à atribuição e distribuição de notas pelos professores. As notas tornam-se muitas vezes os instrumentos disciplinares através dos quais o professor impõe seus valores, padrão de comportamento e crenças aos estudantes. A avaliação dialógica elimina esta prática perniciosa, já que permite que os estudantes tenham algum controle sobre a distribuição das notas, e, assim enfraquece a correspondência tradicional entre as notas e a autoridade. Nos referimos a tal espécie de avaliação como dialógica porque ela envolve um diálogo entre estudantes e professores sobre os critérios, função e consequências do sistema de avaliação. O uso do termo é de fato uma extensão da ênfase de Freire no papel do diálogo no esclarecimento e democratização das relações sociais.
Embora as oportunidades de diálogo com professores  e colegas devam ser estimuladas, elas não são condicentes a ambientes de grande grupo. Em pequenos grupos, os estudantes devem avaliar e testar a lógica do trabalho uns dos outros. A importância do trabalho em grupo para a educação social está calcada em uma série de suposições fundamentais. O trabalho em grupo representa uma das maneiras mais eficazes de desmistificar o papel manipulador tradicional do professor; além disso ele oferece aos estudantes os contextos sociais que enfatizam a responsabilidade social e a solidariedade de grupo". (GIROUX, 1997, p 71).

Ocorreu um erro, estava trabalhando com duas páginas do blog abertas: uma para edição e a outra para pesquisa, quando fui visualizar a página para ver se já podia publicar a postagem, para minha surpresa apareceu uma postagem de 2007 publicada com a data dessa postagem com comentários e tudo mais. Não sei o que ocorreu, mas para não perder a página resolvi colar um trecho do livro: Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem de Henry Giroux, que estou usando no embasamento teórico do meu TCC. Esse teórico nos traz de forma bem clara aquilo que eu acreditava ser primordial para um trabalho democrático em sala de aula.


Referência:


GIROUX, Henry, Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.



Um comentário:

mauranunes.com disse...

Nada se perde, não é mesmo Ivana! Especialmente o conhecimento construído. Trabalhar com grupos requer um preparo muito específico e importante mesmo. Bjs, Maura - tutora do SI