segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Trabalho x EJA



Ao realizar a atividade dessa semana, lembrei das conversas que tínhamos na SMED a época em que estávamos implantando o SEJA aqui em Alvorada.

A questão é: Na sua opinião, qual é efetivamente a relação existente entre educação e trabalho quando se pensa sobre os espaços da EJA?

Na minha opinião, o aluno jovem ou adulto que busca a educação como meio de melhorar de vida, de conseguir um trabalho melhor. Aqueles alunos que retornam a escola e têm em mente que só precisam do diploma, mas quando encontram numa escola profissionais capacitados a formular e desenvolver ações, projetos pedagógicos que atendam as peculiaridades dessa modalidade de ensino, esses alunos encontram nessa escola uma significação social para as suas práticas, suas vivências, seus saberes, bem como a possibilidade de realização de sonhos. Essa educação precisa estar voltada para o fazer cotidiano desse aluno. Precisamos pensar uma ação pedagógica que dê conta de relacionar as vivências desses alunos com os saberes científicos construídos pela humanidade. Essa educação precisa dar conta de que esses alunos compreendam os processos históricos geradores das suas precárias condições de vida para que neles possam interferir a seu favor. É preciso propiciar aos jovens e adultos oportunidades efetivas de desenvolvimento integral. Dessa forma, estaremos contribuindo para que esses alunos não sirvam de instrumento de exploração do sistema.



Nenhum comentário: