domingo, 27 de setembro de 2009

Pensamento Infantil - A Narrativa da Criança - 3 a 7 anos

Segundo Monique Deheinzelin, ao construir narrativas, a criança brinca com a realidade e encontra um jeito próprio de lidar com ela.

A distinção entre ficção e realidade ainda está em desenvolvimento nos anos da Educação Infantil - um aspecto que sempre deve ser considerado nas conversas com os pequenos. Isso se relaciona com uma das características mais vivas do pensamento da criança: o sincretismo, ou seja, a liberdade de associar elementos da realidade segundo critérios pessoais, pautados principalmente por afetividade, observação e imaginação.



É importante que o professor não tire conclusões precipitadas sobre as narrativas. O aluno ao falar de uma briga violenta, por exemplo, não quer dizer que isso aconteça na casa dele. "Não é possível saber a quem as crianças se remetem com seus personagens", segundo Ana Paula Stahlschmidt.

Faz muitos anos que eu não trabalho com crianças na faixa de idade dos 03 aos 7 anos, mas lembro bem do meu filho nessa fase em que muitas vezes parecia que ele estava misturando tudo e que quando questionado ele dizia: Bom eu acho...

Fonte:
Reportagem publicada na Revista Nova Escola - Edição 224 de Agosto de 2009 Título Original: Tem um monstro no meio da história.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Ivana!
Vejo que aproveitaste este domingo chuvoso para atualizar teu blog. Lembras de alguma situação da tua sala de aula para exemplicar essa tua postagem?
Desejo que tenhas uma ótima e produtiva semena.
Um abraço, Simone - Tutora sede