domingo, 27 de setembro de 2009

Dia dos Surdos






O Dia Nacional do Surdo 26 de setembro e o Dia Internacional é comemorado no dia 30 de setembro

"O dia do Surdo tem um significado simbólico muito importante. Ele representa o reconhecimento de todo um movimento que teve inicio há poucos anos no Brasil quando o Surdo passou a lutar pelo direito de ter sua língua e sua cultura reconhecidas como uma língua e uma cultura de um grupo minoritário e não de um grupo de 'deficientes'. [...] Antes a história cultural dos povos surdos não era reconhecida, os sujeitos surdos eram vistos como deficientes, anormais, doentes ou marginais. Somente depois do reconhecimento da língua de sinais, das identidades surdas e, na percepção da construção de subjetividade, motivada pelos Estudos Culturais, é que começaram a ganhar força as consciências político-culturais. Em determinados momentos, quando a luta por posições de poder ou pela imposição de idéias revela o manifesto política cultural dos povos surdos."

Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis. Editora UFSC. 2008. (p.76 e 90)
Imagem retirada do Site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Interpbleu.gif



2 comentários:

Simone disse...

Ivana como é interessante conhecer um pouco mais da cultura deles né? Já tiveste algum aluno com deficiência auditiva na tua sala?
Um abraço, Simone - Tutora sede

Carolina disse...

Ivana,

Olá! Dia 26 de setembro, é dia muito especial para Comunidade Surda, nós sempre comemoramos na festa nas escolas de surdos ou instituições ou associações. Que foi reconhecido aproximadamente há 6 anos... Só falta criar um feriado, eheheh... abraços!