quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Atividade do Seminário Integrador III

Para realizar essa atividade, eu deveria explorar o Blog Relatos de Experiências e escolher dentre tantas postagens uma e fazer uma leitura analítica, fiz isso durante sete dias. Li os relatos e encontrei um número infindável de atividades que posso aplicar em sala de aula e algumas atividades que já experienciei com meus alunos. Foi uma tarefa árdua, elencar uma única postagem num universo vastíssimo, mas o fiz e escolhi a postagem do dia 02/12/2005, realizada pela Professora Iris às 9 horas e 9 min., sob o título: Comunicando com o Mundo.
A minha escolha se deu, principalmente, por esta ser uma experiência vivenciada por alunos que cursam a 4ª série do ensino fundamental e por trazer uma gama enorme de atividades que possibilitam a construção de vários conhecimentos a medida em que as atividades se desenvolviam.

Essa postagem relata uma experiência vivenciada por alunos do Colégio Estadual Almirante Tamandaré em São Pedro da Aldeia - Rio de Janeiro - Brasil.
A autora do Projeto é a Orientadora Tecnológica, a Professora Denise Domingues Moreira da Silva que contou com a colaboração das Professoras de Turma: Olga da Conceição Araujo Lessa e Neuza Maria Araujo Ramos de Oliveira.
O projeto foi desenvolvido a partir do livro "Carta Errante, Avó Atrapalhada, Menina Aniversariante" de Mirna Pinsky, editora FTD, que trata principalmente sobre um meio de comunicação: a carta.

Os alunos foram estimulados a se imaginarem no futuro: trabalhando numa editora e seu chefe lhes envia suas tarefas pelo computador. A cada aula foi acrescentada uma nova tarefa.

O projeto tinha como objetivo principal o uso de novas tecnologias no ambiente escolar, em especial o uso da internet e do e-mail, de modo que ao mesmo tempo estivesse desenvolvendo competências necessárias para uma participação ativa sobre a sociedade e aumentando a eficácia do ensino.

Atividades Desenvolvidas:
  • Análise e comentário sobre a capa do livro, observando também autora e editora;
  • Elaboração de uma suposta história e desenhos dos personagens à partir do que observaram na capa do livro;
  • Passarem na biblioteca e retirar o livro para leitura em casa;
  • Digitação da história, o que proporcionou um maior conhecimento e manuseio do teclado e do mouse, além do desenvolvimento das habilidades de escrita:
Para esta atividade cada turma foi dividida em três Grupos que digitaram:
Grupo 1: Era uma vez, a avó atrapalhada que só vivia no pé da neta, que estava fazendo aniversário.Um belo dia, na festa da menina, a avó se atrapalhou e caiu em cima do bolo e a neta ficou desesperada e saiu chorando e falou que nunca mais queria festa.

Grupo 2: Era uma vez, uma menina que estava fazendo aniversário. A avó mandou uma carta dizendo que iria à sua festa. Chegando lá, a avó preparou um bolo com confetes e muito mais. A menina ficou muito contente com a idéia e fizeram a festa. Tinha bala, refrigerante, pipoca e muito mais. Fizeram uma festa e tanto e a menina ficou muito feliz com a avó.

Grupo3: Era uma vez, a avó atrapalhada que só vivia no pé da neta, que estava fazendo aniversário. Um belo dia na festa da menina a avó se atrapalhou e caiu em cima do bolo e a neta ficou desesperada e saiu chorando e falou que nunca mais queria festa.
  • Leitura do livro e comentário em sala de aula; (Os alunos envolvidos no projeto gostaram tanto do livro que sugeriram incentivar aos demais alunos da escola a lerem o livro. Para isso decidiram fazer cartazes e colocar em um mural);
  • Entrevistas com os responsáveis, familiares e amigos sobre como se comunicavam antigamente e como se comunicam hoje em dia;
  • Com o retorno das entrevistas, comentar as respostas e montar um cartaz;
  • Palestra do carteiro. A professora Olga conseguiu agendar uma palestra com o carteiro sobre a importância dos meios de comunicação e as regras básicas de endereçamento postal;
  • Pesquisa sobre os meios de comunicação utilizando livros, revistas e internet. Foi sugerido o site Museu do Telefone;
  • Estabelecer comunicação com a autora para saber um pouco mais sobre sua vida através de mail;
  • Elaborar, em conjunto, um mail para cada turma. - "Neste momento surgiu um problema: Não tínhamos o e-mail da autora, como poderíamos fazer? A solução veio de um aluno, que com o livro na mão, descobriu o e-mail da editora FTD que se encontrava na capa. O mail foi enviado e os alunos vibraram quando, na aula seguinte receberam a resposta da FTD e da própria Mirna Pinsky indicando seu e-mail para contato. Foram trocados vários mails, inclusive uma entrevista". Os mails
  • Entrevista com Mirna Pinsky. A entrevista foi elaborada com sugestões dadas pelas turmas e enviada para o mail indicado. Entrevista junto com o mail
  • No final dos trabalhos os alunos fizeram anotações sobre o que descobriram em suas pesquisas e durante todo o projeto. Produziram um texto em sala de aula com as principais informações. Textos produzidos pelos alunos

Cosiderações: Ao chegar ao final deste relato, percebo que ao elaborar o planejamento em conjunto: a Orientadora Tecnológica e as professoras que atendem as turmas de 4ª série do Ensino Fundamental da escola, estabeleceram uma rede de aprendizagens ao incentivaram o uso da biblioteca, da leitura, da escrita, da comunicação, da pesquisa e desencadearam a construção de conhecimentos significativos por seus alunos.

Nenhum comentário: