sábado, 6 de outubro de 2007

Releitura da Obra de Diego Velázquez por Ivana





















Olá Pessoal, essa é a minha releitura:


Justificativa:

O pintor estaria retratando os reis Felipe IV e Mariana da Áustria na tela e a imagem dos dois aparece refletida no espelho, parte que recortei a cima para fazer essa releitura. Observei que o dito "espelho" reflete uma luminosidade muito intensa, diferente da observada nas outras telas que aparecem nas paredes da cena.

Postagem publicada no Blog Pead Artes Visuais - Alvorada em 05/10/07.

Curiosidades sobre a Obra:

Em 1649, viaja para a Itália a fim de adquirir quadros para a coleção real. Retorna para a Espanha em 1651, onde produz seus melhores trabalhos, entre os quais As Meninas (1656), ponto alto de seus quadros de corte. Morre em Madri.

La Familia de Felipe IV ou "Las Meninas"
Óleo sobre lienzo: 3,18 x 2,76 mts.
Pintura Espanhola (Século XVII)

Esta obra foi feita por Velásquez durante sua fase chamada "La Familia", onde o artista representava cenas do cotidiano, sendo quase um impressionista. Na cena, a jovem Margarita, da Áustria, encontra-se cercada por sua pequena corte de damas e empregados.

A cena transcorre dentro de uma estância do Alcázar de Madrid, decorada com uma série de quadros. Os personagens se agrupam em um primeiro plano juntamente com a figura principal, a infanta Margarita, que ocupa a parte central do grupo; a seus lados, Isabel Velasco e Agustina Sarmiento - las "meninas" -; junto a esta última os irmãos María Bárbola e Nicolás Pertusato em atitude de jogar com mastín que dormia a seus pés.

Atrás deles, na penumbra, aparecem Marcela de Ulloa e um cavaleiro que não se pode identificar. Na esquerda se encontra a figura de Velázquez com seus instrumentos de trabalho em frente de um grande lenço que ocupa todo o ângulo do quadro.

No fundo da habitação, junto a uma porta aberta, se encontra don José Nieto de Velázquez, aposentador da rainha, que é o centro perspectivo da obra. Preside o muro de fundo um espelho onde aparecem refletidas as figuras dos reis Felipe IV e Mariana da Áustria.

  • Velázquez realizou esta pintura em 1656.
  • Se manteve nas dependências do Alcázar de Madri até o incêndio de 1734.
  • Voltou ao Palácio Novo edificado sobre o solar incendiado.
  • Veio ao Real Museu de Pintura e Escultura (atual Museo do Prado) no começo do século XIX, com obras procedentes da coleção real.
  • Os inventários reais lhe haviam dado diferentes denominações: "La Señora Emperatriz con sus damas y una enana" (1666) e "La familia del Señor Rey Phelipe Quarto" (1734).
  • Já no Museo do Prado, no catálogo redigido por Pedro de Madrazo, em 1834, a obra foi chamada pela primeira vez "Las Meninas" - expressão de origem portuguesa com que se designava as acompanhantes de crianças reais no século XVII.
Recorte do site: VELÁZQUEZ (1599-1660)

Abraços, Ivana.

Nenhum comentário: