quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Realização do Planejamento:


Atuo na Escola Estadual de Ensino Médio Mario Quintana – CAIC com uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental, composta de 10 meninas e 19 meninos, com idades entre 10 e 12 anos. No dia 22 de outubro, ao chegarmos à sala de aula, convidei os alunos a colocarem as mesas encostadas nas paredes de forma a deixar a sala vazia no centro e colocamos as cadeiras dispostas em círculo. Iniciei a conversa perguntando aos alunos que experiência eles tinham sobre teatro, cada um falou e eu anotei: · Seis alunos disseram que já tinham ido ao teatro com seus pais; · Quatro alunas disseram que fazem parte do grupo de teatro afro do bairro onde moram; · Todos os alunos disseram que já assistiram teatro na escola. Com base em suas respostas, perguntei se eles “topavam” fazer um jogo de representações: Fizemos a atividade das Estátuas: dividi a turma em cinco grupos de cinco alunos e um grupo de quatro alunos, solicitei que montassem uma cena e que permanecessem assim por alguns instantes em pose para fotografia. A atividade foi desenvolvida com muita tranqüilidade, alguns davam opinião na composição da cena dos outros grupos e esperavam para ver como ficaram as fotos. Dividi a turma em três grandes grupos através da distribuição das letras A – B ou C para cada um. Iniciamos o Jogo com todos andando, até que pedi para os alunos que tinham as letras B e C parassem e os que tinham a letra A continuassem caminhando e que prestassem atenção que a qualquer momento o jogo iria mudar. Foi muito engraçado, porque eles ficavam preocupados em cuidar da letra e eu pedia a eles que caminhassem na ponta do pé, ou batendo palmas, etc. e foi muito divertido todos demos muitas risadas. Combinei com eles que no dia seguinte faríamos uma representação de cenas do nosso quotidiano, dividi a turma em grupos e deixei que eles combinassem o que iriam representar, passei nos grupos tentando ajudá-los a se organizarem, um grupo resolveu escrever o que iriam fazer e os outros perceberam que estavam compondo as cenas e começaram a fazer o mesmo e perguntavam: eu posso anotar a minha parte para não esquecer? Antes de encerrar a aula as crianças me ajudaram a colocar as mesas e as cadeiras nos lugares.


Um comentário:

Beatriz disse...

Eta relato bem feito! Objetivo e cheio de indicadores de como a açào se desenvolveu e que resultados foram aparecendo. está excelente!!
Que tal outra vez tu fazeres um video pequeno de cada grupo para publicar aqui?
Um abração
Bea