
“... Se observarmos crianças enquanto brincam ou escolhem atividades que verdadeiramente lhe interessam, veremos que tendem a persistir nelas até a saciedade. Pela via motora ou mental, as crianças manipulam, exploram, interagem, interpretam, levantam hipóteses, buscam explicações e reconstituem o mundo que as rodeia, em diferentes patamares. Assim, precisamos considerar que as crianças não (re)constroem uma realidade, mas uma série de realidades que se aproximam, progressivamente, da visão de mundo conhecida pelos adultos.” (Magdalena, Beatriz C. e Costa, Iris E.T. Internet em Sala de Aula: com a palavra os professores. Porto Alegre: Artmad, 2003.)
É exatamente nessa perspectiva que precisamos pensar nossas aulas, ao estabelecermos os currículos escolares, ao elaborarmos os planos de estudos, é preciso ter presente essa premissa que não deve ficar apenas nos contextos teóricos, mas que se efetivem nos contextos práticos das salas de aulas, no seu fazer diário.
Um comentário:
Oi Ivana!
Estive a pouco tempo aqui para acessar o link que havias me dito que colocaste sobre um livro. Estava procurando-o quando encontrei teu slide! Não imaginas o quanto tentei hoje à tarde procurar um site sobre o assunto, a maioria que encontrei não me pareceu confiável. Graças a ti consegui fazer um! Coloquei uma postagem em meu blog te agradecendo, mas achei mais educado voltar aqui para te agradecer. Muuuuuito obrigada! Salvaste meu PIE!
Bjs. Joci
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