sexta-feira, 2 de maio de 2008

Qual é o papel do Educador???

Quando um professor está diante de seus alunos, ele deve facilitar, orientar e problematizar as aprendizagens. Segundo Eduardo Chaves, "Esse é o papel que todo professor (e mesmo todo educador) deve exercer todo o tempo - mesmo quando não estiver envolvido em ajudar o aluno a definir ou implementar seu projeto de aprendizagem. O papel básico do professor é orientar o aluno - e problematizar é uma forma importante de orientar e, portanto, de facilitar o processo de aprendizagem do aluno. Sua função é ajudar o aluno na busca de respostas para a sua pergunta ou soluções para o seu problema, alimentando, assim, o interesse demonstrado pelo aluno. Além disso, ele poderá ajudar o aluno a comparar, analisar e interpretar as informações que coletar. A aprendizagem se constrói por meio da interação - no caso da escola, quando o aluno conversa, discute, é criticado, critica - não só pelos seus pares, mas também pelo professor. Este é parte essencial do processo - mas ele deixa de ser mera fonte de informações, para assumir o papel de orientador, de problematizador, de facilitador da aprendizagem do aluno".

Faz dias que venho pensando qual seria o verdadeiro motivo que impede que eu retome as atividades que estava realizando, quando leio o comentário deixado no meu webfólio, me vejo sem a mínima vontade de rever e de refazer o meu texto.

É preciso ter muito cuidado quando lidamos com as "aprendizagens", pois qualquer atitude que tenhamos pode impedir que o aluno avance, que ele continue sua produção intelectual. Um simples olhar pode levar esse "ser aprendiz" ao fracasso e até mesmo impedir que ele tenha vontade de continuar sua caminhada.

Eu não vou desistir da minha tão sonhada faculdade, tão pouco me deixar abalar por essas "mazelas", vou deixar passar porque daqui a pouco vou tomar um novo ânimo e vou retomar a minha caminhada.

Nestes trinta e um anos de magistério aprendi muito, aprendi principalmente qual é a professora que eu não quero ser...

Sei que para aprender precisamos nos "desacomadar" e nos "desconstruir" para a partir daí nos reconstruirmos, porém os tutores e professores do PEAD/UFRGS não podem esquecer que estão diante de educadores e que estes trazem consigo uma imensa bagagem que no mínimo deve ser aproveitada.


Um comentário:

Luciene Sobotyk disse...

OI Ivana!
Passo prá te dizer que foste muito feliz nas colocações desta postagem.Assino embaixo de tudo o que está escrito aqui.PARABÈNS!!!!Beijos,Luciene