sábado, 7 de outubro de 2006

Semana 2 - ECS 3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade – A
Nome do aluno: Ivana Molina
Número da atividade: ECS 3
Pólo: Alvorada
Prof.ª Vera Corazza
Tutora: Denise Severo


1.Qual a posição de Durkheim frente ao fato que diz Stuart Mill?

Durkheim diz que a influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
Stuart Mill diz que as relações das pessoas exercem os mesmos efeitos indiretos exercidos por coisas e por instituições.

2.Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:

A primeira seria a de desenvolver em cada indivíduo toda perfeição de que ele seja capaz. Levar ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em nós.
A segunda seria a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.
Estas definições têm como ponto fraco o fato de partirem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir. Mas, se antes de o fazer, ele considerasse a história, não encontraria nada em que apoiasse tal hipótese. A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.

3.O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Considerar os parâmetros da sociedade, seus valores e sistemas educacionais existentes,
Para Durkheim o conhecimento é transmitido de geração para geração, de forma orgânica na qual os mais velhos repassam os ensinamentos para os mais novos, inserindo-os, assim no contexto social.
A educação não é para sociedade, senão o, meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.

4.De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

Os fatos são: o direito, o dever, o progresso, a ciência, a arte e o espírito nacionalista.
A perpetuação desses fatos garante uma sociedade imutável, estagnada nos seus estamentos, na qual cada classe social desempenha seu papel de forma orgânica, ou seja, para manter o corpo social, cada indivíduo deve desempenhar o seu papel da forma que lhe foi ensinado por seu antecessor, sendo assim, um cidadão ideal.

5.Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado tem que suscitar na criança?

A função ideal é tornar a criança, um membro da sociedade a que ela se destine.

6.A partir da definição: “A educação e a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente, se destine”. O que conclui Durkheim? Explique:

Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Onde em cada um de nós, existem dois seres. Um constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7.Como o autor explica que a sociedade e o indivíduo são idéias dependentes?

Para Durkheim a sociedade e indivíduo são idéias dependentes, pois a sociedade é a entidade moral, dura, que permitirá que o legado de cada geração possa ser conservado e acrescido, passando de geração para geração e que desejando melhorar a sociedade, o indivíduo, melhora a si mesmo, em contra partida, a sociedade através da educação, tem por objeto engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeiramente humana.

6 comentários:

biapedag.blogspot.com disse...

Passei só pra te dar um beijo!
Beijo!
Bia

Beatriz disse...

Oi Ivana, pelo jeito estás a mil com os trabalhos. Mas desses não falarei pois tens professora específica para isso. Para mim, gostaria mais de te ouvir, saber de teus sucessos, aprendizagens, dificuldades, trocas, relações enfim saber como estás no nosso curso. Aqui é o lugar ideal para falarmos sobre isso. Estou te esperando. Gostaria que voltasses a postar como fizestes no começo. Um abraço
Bea

Inês Cristina disse...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA

Solange Molina Sentinger disse...

Não podia deixar de dar uma "olhadinha" no teu blog, e te Desejar um ótimo Dia do Professor! Finalzinho de dia. Bjos.

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Ivana!
Como está? Tudo tranqüilo?
Apareça para matarmos a saudade...
Abraço, Vanessa

Rosane Beltrão disse...

Olá Ivana! Já vi que está pruduzindo muito e isso é muito legal.Passei para desejar um bom feriadão!
Beijos!!!!!!!!!!!