segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Reflexões sobre o meu Planejamento




1. Para o planejamento, você escolheu um tema a ser desenvolvido. Qual é a importância deste tema para os seus alunos, isto é, para o grupo para quem planejou, no dia de hoje? É um tema de que os alunos precisam hoje para resolver algum problema concreto? Para satisfazer alguma curiosidade?
O tema escolhido foi identidade, esse conceito deve ser desenvolvido com as crianças principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao trabalhar a identidade nessa atividade, estaremos desenvolvendo a autoestima, a importância que cada um tem para o grupo, sendo que essa temática não pode se esgotar nessa atividade.
2. Qual é a relevância do tema escolhido para seus alunos no futuro? Em que o tema vai contribuir para a vida destes alunos?
O tema proposto é muito relevante para o futuro dos alunos e irá contribuir significativamente no desenvolvimento das suas vidas, pois tem como intencionalidade desenvolver a autonomia das crianças, partindo do princípio de que elas se reconheçam cada uma, única e diferente dos demais, mas que cada uma faz parte de um todo e que cada um é muito importante para a formação desse grupo ao qual estão inseridas.
3. Qual é o acesso que os seus alunos têm ao tema? O que eles já sabem sobre o tema? Onde o tema aparece no cotidiano dos alunos? O que pode motivá-los a trabalhar com este tema?
Esse tema está sendo desenvolvido desde o início de ano, ele aparece no cotidiano dos alunos, uma vez que trabalhar a identidade, o “eu” dos pequenos em relação ao outro, a opinião do outro abre a possibilidade de superar o egocentrismo que ainda é muito intenso nas crianças dessa faixa etária.
4. De que forma esta atividade planejada se relaciona com outras áreas do conhecimento além da linguagem? Quais são elas?
Ao desenvolver essa atividade precisamos trabalhar a Geografia, uma vez que fala do Corcovado, de deserto, do Pólo Sul, precisamos situar o aluno no assunto que estamos falando. Dá para fazer um link com alimentação, quando fala que Maria não gostava de jiló, os alunos não devem conhecer jiló, mas muitos já ouviram falar em jiló, nesse caso é preciso fazer essa relação. Podemos trabalhar Matemática, desenvolvendo situações problemas para que eles encontrem a solução.
5. O tema escolhido poderia ser um tema desencadeador para desenvolver um projeto mais amplo e interdisciplinar? Seguindo as etapas como os projetos são desenvolvidos, o que você teria que fazer antes de explorar o tema da forma prevista? E o que você teria que fazer depois?
Sim, esse tema pode desencadear um projeto amplo, pode servir como intuição desencadeadora para várias aulas. Para transformar o meu plano de aula em um projeto teria que elaborar outras atividades envolvendo as outras áreas do conhecimento, poderia usar a literatura para desencadear o projeto, mas as atividades não poderiam ser tão diretas seria preciso que ficasse mais aberto a outras possibilidades.
6. Agora, imagine um encontro seu com os pedagogos Célestin Freinet e Maria Montessori. Quais sugestões Freinet daria a você para desenvolver este projeto? E quais ideias teria Maria Montessori?
Freinet iria me sugerir que eu criasse um cantinho para literatura na sala de aula e que eu fizesse uma aula passeio com os meus alunos para conhecer uma plantação de jiló. Já Maria Montessori iria sugerir que eu trabalhasse com o material dourado para que as crianças compreendessem os cálculos do sistema decimal. Ela também iria sugerir que eu usasse as mesas e as cadeiras pequenas para as crianças, já que eles ficam abanando os pezinhos por não alcançarem no chão.

Nenhum comentário: