sexta-feira, 24 de abril de 2009

O Clube do Imperador

Para fazer a atividade de Filosofia, precisamos assistir ao filme Clube do Imperador e: 
  • Escolher uma cena do filme onde o professor está diante de um conflito moral; 
  • Descrever o conflito moral e a solução que o professor escolhe;
  • Identificar os princípios morais envolvidos nessa decisão;
  • Avaliar a decisão do professor: foi uma decisão moralmente correta ou não, por quê?

 

Sinopse: William Hundert (Kevin Kline) é um conceituado professor de história da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) verdadeiramente apaixonado por seu trabalho. Além disso, Hundert é um dos baluartes da tradicional escola onde dá suas aulas. Respeitado pelo diretor e pelos alunos, todos os anos esse professor organiza uma competição cultural que se tornou clássica no colégio, o “Clube do Imperador”. Em sua nova turma de estudantes o professor Hundert começa desde o princípio a estimular o gosto pelo estudo dos grandes acontecimentos relacionados aos generais e imperadores romanos e aos filósofos e artistas gregos. É capaz de gastar uma aula inteira se dedicando a explicitar pensamentos e campanhas militares para os jovens estudantes. Seus novos estudantes são muito promissores o que o anima ainda mais a realizar um trabalho de qualidade. Entre eles há, inclusive, o filho de um dos vencedores de uma das edições passadas do “Clube do Imperador”. Depois de alguns dias de aula transcorridos, sua aula é interrompida para a chegada de um novo estudante, Sedgewick Bell (Emile Hirsch), arrogante e prepotente filho de um senador. Confrontado algumas vezes pelo garoto, Hundert resolve contar com o apoio do pai do garoto para conseguir fazer com que ele se aplique mais nos estudos e valorize a educação a que está tendo acesso. De seu empenho surge a primeira grande oportunidade de valorizar Sedgewick e dar-lhe o necessário estímulo para um maior interesse na escola ao ter em suas mãos a chance de classificá-lo para as finais do “Clube do Imperador”, mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.


Um comentário:

Solange Molina Sentinger disse...

Oi, Ivana!
Que legal tua postagem! Dá para saber do que se trata o filme e da atividade que devemos desenvolver. Beijos