domingo, 17 de maio de 2009

Educação Após Auschwitz


"Auschwitz begins wherever someone looks at
a slaughterhouse and thinks: they're only animals"
Theodor Adorno

As leituras indicadas para desenvolver a atividade sobre a Educação Após Auschewitz me trouxeram uma leitura que havia feitos há anos atrás, sobre Política e Educação, onde educador. Paulo Freire nos trás uma análise sobre a responsabilidade da educação:
É possível, contudo que educadoras e educadores, autoritários e progressistas, atuem irresponsavelmente. É possível que não se preparem para ser eficazes, cada um a seu modo; é possível que não sejam coerentes. Aí, a irresponsabilidade está nos sujeitos da prática, não na natureza mesma da prática. O que me parece imperioso reconhecer é que a responsabilidade que a prática educativa progressista, libertadora exige de seus sujeitos tem uma eticidade que falta à responsabilidade da prática autoritária, dominadora. Até mesmo da prática autoritária chamada de esquerda que em nome da justiça social, reduz as classes trabalhadoras a puros objetos de sua ação ‘salvadora’ É que a ética ou a qualidade ética da prática educativa libertadora vem das entranhas mesmas do fenômeno humano, da natureza humana constituindo-se na História, como vocação para ser mais. Trabalhar contra esta vocação é trair a razão de ser da nossa presença no mundo. A exploração e a dominação dos seres humanos, como indivíduos e como classe, negados no seu direito de estar sendo, é imoralidade das mais gigantes.”. (FREIRE – 2001 – p. 91)
Cuidar para que Auschwitz não se repita é tarefa da educação, pois Adorno fornece grande importância ao que ele denominou "educação após Auschwitz", que teria dois aspectos. Um seria a educação durante a primeira infância e o outro ao processo de esclarecimento da população, que seria um processo abrangente e geral que criaria um clima cultural e social que seria um obstáculo para a repetição da barbárie. Como trabalhamos com essa faixa etária me parece claro que essa também é responsabilidade nossa. 

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