sexta-feira, 7 de novembro de 2008

HOJE É DIA DE CECÍLIA!






Auto-retrato

AUTORETRATO



Mulher ao Espelho
publicado em MAR ABSOLUTO - 1945.

Hoje, que seja esta ou aquela,
pouco me importa.
Quero apenas parecer bela,
pois, seja qual for, estou morta.
Já fui loura, já fui morena,
Já fui Margarida e Beatriz,
Já fui Maria e Madalena.
Só não pude ser como quis.
Que mal faz, esta cor fingida
do meu cabelo, e do meu rosto,
se tudo é tinta: o mundo, a vida,
o contentamento, o desgosto?
Por fora, serei como queira,
a moda, que vai me matando.
Que me levem pele e caveira
ao nada, não me importa quando.
Mas quem viu, tão dilacerados,
olhos, braços e sonhos seus,
e morreu pelos seus pecados,
falará com Deus.
Falará, coberta de luzes,
do alto penteado ao rubro artelho.
Porque uns expiram sobre cruzes,
outros, buscando-se no espelho.


Retirado do site 
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/ceciliameireles/ceciliareconhecimento.htm

2 comentários:

ETERNA APAIXONADA disse...

*****

Hoje não farei nada mais que navegar pelos lindos mares e deleitar-me com as homenagens prestadas à querida poetisa!
Parabéns pelo lindo post! Um esplendor sua escolha que tanto exprime a obra de Cecília Meireles!
Grande abraço.

*****

Leonor Cordeiro disse...

Querida Ivana,

Foi tão bom contar com a sua participação nessa blogagem.
Já atingimos 170 blogs, todos unidos nessa grande festa que relembra e comemora a vida e a obra da querida Cecília Meireles.
Vou fazer um pequeno pedido a você : coloque nessa postagem o link da lista dos blogs participantes que já postaram. O link é legal pois os seus visitantes podem visitar os outros blogs e conhecer outros poemas da Cecília.
Ivana, você está no grupo Blogs Educativos? Estou curiosa para saber a sua resposta pois se você não estiver participando, gostaria que você participasse. O grupo é 10!
Mais uma vez quero resaltar que foi uma alegria contar com a sua participação.
OBRIGADA! OBRIGADA! OBRIGADA!
Mil beijinhos!
Com carinho,

Leonor Cordeiro