terça-feira, 14 de outubro de 2008

Noite de Formação


Hoje tivemos uma atividade diferenciada como formação do grupo de professores da escola Justo proposta pela professora Maria Ondina - orientadora educacional da escola, fomos assistir ao filme "Senhor das Moscas" no Instituto Cyro Martins,após uma pausa para um cafezinho, participamos de um debate com a Psicóloga Especialista em Atendimento Psicoterápico da Infância e Adolescência e Coordenadora do Curso de Formação Psicanalítica de Crianças do Instituto, Patrícia Cohn, que falou sobre o filme, abordando o tema Adolescência: as faces da Violência. 



O Senhor das Moscas

Lord of the flies 

Realizador: Harry Hook
Actores: Chris Furrh; Paul Getty
Música: Philippe Sarde
Duração: 91 min.
Ano: 1990 
Um filme inspirado no livro " O senhor das moscas", com o qual o seu autor, William Golding, ganhou o prémio Nobel da literatura.
Um grupo de estudantes entre os 9 e os 15 anos de idade sofre um desastre de avião e cai numa ilha deserta. Pertenciam a uma academia militar, pelo que o comandante do grupo assume a liderança. No início a alegria é a nota dominante. Não há aulas, não há adultos... só há férias! Como se trata de uma ilha tropical, sentem-se no paraíso. No entanto, é preciso lutar pela sobrevivência para conseguir alimentos, para se protegerem das condições climatéricas e para avisar os possíveis socorristas de que estão vivos... Dividem-se tarefas, estabelecem-se objectivos, mas nem todos os elementos do grupo possuem a mesma motivação. Alguns não estão dispostos a aceitar as regras do jogo, mesmo que o que esteja em causa seja a sobrevivência... Um dos rapazes propõe que se dediquem apenas à caça e às brincadeiras, apresentando aos seus companheiros soluções facéis e de satisfação imediata. Recusa participar nos trabalhos rotineiros que caberiam a todos os estudantes. Desfaz-se a união entre os colegas e alguns seguem o rebelde. Com o desenrolar da história, o comandante do grupo cada vez se vai sentindo mais isolado, mas não cede nas suas convicções e no que ele considera mais adequado para o bem de todos. Mantém a sua estratégia, a única correcta a longo prazo. Mas a sua firmeza é insuportável para os insubmissos que, numa explosão de ódio, tentam matá-lo, depois de já terem morto um dos poucos colegas que o apoiava. É um homem só, o único que não se juntou aos do "outro grupo". No momento em que está quase a ser apanhado, chegam uns helicópteros salvadores, colocando um ponto final à história, que fica em aberto... a conclusão tem de ser tirada por todos os espectadores do filme ou leitores do livro.
Estamos perante um filme cru e forte sobre a natureza humana, marcado por uma extraordinária banda sonora, que cria e dissolve estados de alma e envolve emocionalmente toda a realidade que nos é dada observar.

Gostei de ter participado dessa formação, pois essa vivência e troca se soma as arendizagens que estou construindo e irá contribuir para que eu possa desempenhar de uma forma positiva a minha atuação na escola com os pré-adolescentes e adolescentes que trabalho.

5 comentários:

Rosária disse...

Oi colega! Tudo bem? Interessante esta atividade, fiquei com vontade de assistir, como participar? Fala com a orientadora da tua escola, te informa como ela agendou este evento. Obrigada pela visita! Um abraço. Rosária

Joci disse...

Oi Ivana!
Passei para te parabenizar pelo Dia das Profes!
Bjs Joci

Solange disse...

Oi, Ivana!

Parabéns pelo Dia dos Profes!
Grande abraço, Solange.

Biapedag disse...

Ivana! Um grande beijo atrasado, pelo dia dos professores! Quero te agradecer pelo carinho e pelas palavras de tranquilidade que sempre me ofertaste, quando precisei. Valeu! E continuará valendo!Bjs

Luciene Sobotyk disse...

Oi ivana!
A Bia havia comentado sobre este filme e fiquei curiosa depois que li a sinopse.Será que tem em locadora? Bom final de semana.Beijos,Luciene