terça-feira, 26 de dezembro de 2006

ECS 10 - Ser Professor / Professora





"... é fundamental que, na prática da formação docente, o aprendiz de educador assuma que o indispensável pensar certo não é presente dos deuses nem se acha nos guias de professores que iluminados intelectuais escreveram desde o centro do poder, mas, pelo contrário, o pensar certo que supera o ingênuo tem que ser produzido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor formador. É preciso, por outro lado, reinsistir em que a matriz do pensar ingênuo como a do crítico é a curiosidade mesma, característica do fenômeno vital. Neste sentido, indubitavelmente, é tão curioso o professor chamado leigo no interior de Pernambuco quanto o professor de Filosofia da Educação na Universidade A ou B. O de que se precisa é possibilitar, que, voltando-se sobre si mesma, através da reflexão sobre a prática, a curiosidade ingênua, percebendo-se como tal, se vá tornando crítica..."
- FREIRE, Paulo. p 43, 1996 -

Um comentário:

ROSAURA KARST disse...

IVANA

FELIZ ANO NOVO.

MUITA PAZ E SAÚDE, O RESTO A GENTE CORRE ATRAZ.

BEIJOS:)

Rosaura