A Secretaria Estadual da Educação (SEC), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, de São Paulo, iniciou nesta segunda-feira, 23, a capacitação para os professores do Programa Acelera Brasil. O curso que ocorre até sexta-feira, 27, no Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre, é direcionado a 250 professores e supervisores da iniciativa em 28 Coordenadorias Regionais da Educação (CRE´s).
O objetivo do curso é dar formação pedagógica e gerencial para os profissionais atuarem no programa. Durante as aulas, ministradas por professores do Instituto Ayrton Senna, serão discutidos os princípios da iniciativa, organização curricular, planejamento e o processo de avaliação dos alunos.
A coordenadora do Programa Acelera Brasil na SEC, Paula Lovato, explicou que a busca por uma educação de qualidade foi mobilizadora para a implementação da iniciativa no Estado. “Temos uma grande preocupação com a relação defasagem idade/série dos estudantes, e o Acelera está nos ajudando a lidar com essa situação melhorando a aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.
A gerente do Instituto Ayrton Senna no Estado, Maria Theresa Lancelot, acredita que a capacitação instrumentaliza os professores, não só com a metodologia do programa, mas também na relação com o aluno. ”Pretendemos mostrar aos profissionais que para que a iniciativa funcione não basta conhecer a metodologia, é necessário trabalhar a autoestima dos estudantes que estão em defasagem idade/série, garantindo assim resultados mais positivos”, explicou.
O Programa Acelera Brasil tem como objetivo possibilitar ao aluno alfabetizado a correção da defasagem idade/série no período de um ano letivo. A iniciativa, que foi implantada nas escolas estaduais no início de 2008, atinge atualmente cinco mil alunos distribuídos em 200 turmas de 167 estabelecimentos de ensino.
Um comentário:
Oi Ivana!!! Te achei!!! Sou a Letycia de General Câmara no ano passado fiz a capacitação contigo, quase apareci na foto do teu blog eu tava do lado da loira da frente.
Achei legal tu mostrar para as pessoas como funciona o projeto. Beijos!!
Postar um comentário