UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATUARAIS – A
PÓLO ALVORADA
ACADÊMICO: Ivana Molina
PROFESSOR: José Francisco Flores
TUTORAS: Maura Marques de Souza Nunes
e Vanessa Sozo Costa
Atividade: Módulo 1, Atividade 1
Data: 13.04.2008
Observação dos desenhos das colegas:
1. Observando os desenhos de suas colegas, qual palavra teve as representações mais semelhantes? Explicar:
Ao observar os desenhos dos colegas, a palavra que teve as representações mais semelhantes foi “árvore”. Acredito que este jeito de representar as árvores já esteja institucionalizado. Todos nós quando a desenhamos colocamos uma copa bem frondosa e um chão para que ela tenha uma base.
2. Qual palavra foi a mais difícil de representar? Por quê?
A palavra mais difícil de representar foi saudade, tanto que não consegui desenhar e representei a saudade com a palavra tristeza usando letras estilizadas, já os meus colegas não apresentaram a mesma dificuldade, pelo que pude observar.
3. Observando os desenhos de suas colegas qual palavra teve as representações mais diferentes? Explique.
A palavra que teve a representação mais diferente foi “água”, ela foi representada dentro de copo, balde, saindo da torneira, correndo em forma de rio, em gotas, em forma de chuva e em forma de cachoeira. Essa variedade de representações se deve ao fato de que a água se apresenta na natureza de várias formas, e que nós a utilizamos de várias formas.
Observação dos desenhos dos alunos:
1. Observando os desenhos de seus alunos, qual palavra teve as representações mais semelhantes? Explicar:
A palavra que teve a representação mais semelhante foi luz, a maioria dos alunos usaram o Sol para representar a palavra luz, apenas um usou uma lâmpada para representar essa palavra.
2. Qual palavra foi a mais difícil de representar? Por quê?
A palavra mais difícil de ser representada foi “átomo”. Alguns alunos disseram que não sabiam o que era um átomo e perguntaram sobre seu significado, disse a eles que se não sabiam como e o que era que poderiam deixar sem representar, posteriormente, procuramos o significado no dicionário e mostrei aos alunos o desenho de um átomo.
3. Observando os desenhos qual palavra teve as representações mais diferentes? Explique.
A palavra que teve as representações mais diferentes foi “energia”. Alguns representaram uma lâmpada, outros usaram redes de energia elétrica, uns usaram o Sol para representá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário