Justificativa:
Para realizar essa atividade, foi preciso percorrer os portfólios das colegas que compunham o grupo ao qual fiz parte e rever o meu próprio portfólio e a apresentação que havia demonstrado na avaliação final do segundo semestre de 2007.
Fiz parte do grupo avaliado pela Professora Cristina Bertoni dos Santos e pela Tutora Andrea Bonetti Gallego, formado pelas alunas:
- Ilsa Berenice dos Santos Machado;
- Inês Cristina Tyska Nunes;
- Ivana Molina;
- Izolete Lazaroto da Silva;
- Jaqueline Abrantes Ferreira;
- Joci Aparecida de Souza;
- Jurema da Silva Oliveira;
- Kathia Seib;
- Katia Diehl; Apresentou em outro horário
- Ledi Maria Araujo de Figueiredo.
Após "garimpar" evidências para dar embasamento as minhas reflexões acerca do solicitado, cheguei a conclusão de que tanto a minha apresentação, quanto as das minhas colegas têm uma coerência no que se refere ao exposto nos portfólios com o que me recordo das apresentações na Avaliação Final, pois a medida que ia lendo, recordei as ações daquele dia.
Todas apresentaram suas produções em power poit, e a maioria evidenciou seu crescimento após as leituras de todo aporte teórico das interdisciplinas estudadas;
Outra semelhança entre a maioria no grupo é que as argumentações evidenciam que as interdisciplinas estudadas e praticadas em sala de aula com nossos alunos, desencadearam ações numa outra forma de trabalho com as crianças, e as apresentações elucidaram outras possibilidades onde o ensinar e o aprender podem e devem ser ricos em significações e muito prazerosos.
Observação:
No dia da apresentação do portfólio final, eu estava extremamente nervosa e insegura, tenho consciência de que isso é reflexo do tipo de avaliação a mim imposta durante toda a minha vida como aluna e, por esse motivo me prendo a pesquisar/estudar/aplicar outras formas de avaliação, não aceitando que a avaliação seja um processo classificatório, seletivo e discriminatório.
Para o Portfólio deste ano, vou ter o cuidado de levar a minha apresentação gravada para evitar os transtornos de última hora que muito contribuíram para que aumentasse a minha ansiedade.
Todas apresentaram suas produções em power poit, e a maioria evidenciou seu crescimento após as leituras de todo aporte teórico das interdisciplinas estudadas;
Outra semelhança entre a maioria no grupo é que as argumentações evidenciam que as interdisciplinas estudadas e praticadas em sala de aula com nossos alunos, desencadearam ações numa outra forma de trabalho com as crianças, e as apresentações elucidaram outras possibilidades onde o ensinar e o aprender podem e devem ser ricos em significações e muito prazerosos.
Observação:
No dia da apresentação do portfólio final, eu estava extremamente nervosa e insegura, tenho consciência de que isso é reflexo do tipo de avaliação a mim imposta durante toda a minha vida como aluna e, por esse motivo me prendo a pesquisar/estudar/aplicar outras formas de avaliação, não aceitando que a avaliação seja um processo classificatório, seletivo e discriminatório.
Para o Portfólio deste ano, vou ter o cuidado de levar a minha apresentação gravada para evitar os transtornos de última hora que muito contribuíram para que aumentasse a minha ansiedade.
Um comentário:
Ola Ivana!
Penso que a relação que tu fizeste sobre a forma que te sentiste na apresentação e a forma como foste avaliada na escola, ao longo da vida, é algo muito construtivo, principalmente porque utilizas essas conclusões para planejar o trabalho com teus alunos. Interessante também, a reflexão que tu faz sobre a importância da relação da teoria e a prática docente, para ti e para teus colegas.
Ao ler o teu texto fiquei curiosa para saber, o porquê da escolha da disciplina que foi mais relevante para teu portifólio?
A partir das dificuldades que encontraste na tua apresentação, no que ser refere à tecnologia, tu estas te preparando para algo novo na próxima apresentação. E em relação ao trabalho de teus colegas, assisti-los te trouxe alguma nova idéia para teus futuros trabalhos?
Um abraço,
Andréa.
Postar um comentário