..."Viola Spolin desenvolveu sua pesquisa junto a grupos de teatro improvisacional, na década de sessenta. Buscavam uma renovação na linguagem teatral através da reflexão acerca do processo de criação. A técnica era aprendida durante workshops que exploravam novas formas de comunicação, jogos teatrais em que todos, não apenas os 'talentos natos' (noção questionada por Spolin), eram levados a improvisar. Spolin defendia que a potencialidade de qualquer indivíduo podia ser evocada pelo aprimoramento de sua capacidade de 'experienciar' – termo que designa a vivência de uma experimentação, sua apreensão em todos os níveis, intelectual, físico e intuitivo.
Assim como Spolin, o compositor Murray Schafer sustenta hoje a idéia de que qualquer aluno pode experimentar a arte, de forma consciente, espontânea e inventiva"...
..."O professor deve compreender o seu papel como mediador – e não como instrutor. Ele deve garantir a organicidade do trabalho como crescente apropriação criativa dos alunos e participar da criação coletiva do grupo, reinventando suas proposições. Sua função é zelar para que o ato de ensinar se torne experimentação"...
Trechos retirados do artigo:Didática da invenção por Ana Tereza Melo Brandão.
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