quinta-feira, 16 de julho de 2009

Meus Conceitos




Meus conceitos nesse semestre são:

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II (EDUAD025) = A

EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (EDUAD026) = B
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - A (EDUAD027) = A
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA (EDUAD028) = B
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI (EDUAD029) = B

Estou muito feliz, pois sei o quanto cresci nesse semestre e o quanto poderei desenvolver essas aprendizagens em atividades nas escolas onde atuo após essa etapa.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Interdisciplinas do Eixo VII


Disciplina: EDUAD 031 - Seminário Integrador VII

EMENTA: Desenvolvido em dois momentos: No início do semestre, tem como objetivo oportunizar o conhecimento mútuo entre professores e alunos e definir aspectos relativos à dinâmica do trabalho e as especificidades do eixo; no final do semestre, o segundo seminário, oportunizará a integração das aprendizagrns realizadas nos diferentes enfoques trabalhados no eixo VII.

Professor:Beatriz Corso Magdalena beamag@terra.com.br e Iris Tempel Costa irisetc@gmail.com


DISCIPLINA: EDUAD 036 – Didática, Planejamento e Avaliação

EMENTA: Teorias educacionais subjacentes à organização do planejamento, avaliação e organização/produção de materiais didáticos. Planejamentos Integrados

Professor: Nestor André Kaercher nestorandre@yahoo.com.br


DISCIPLINA: EDUAD 037 – Linguagem e Educação

EMENTA: Teorias de aquisição da linguagem oral e escrita. Desenvolvimento da linguagem, no enfoque investigativo e pedagógico.

Professor:Darlize Teixeira de Mello darlizemello@terra.com.br


DISCIPLINA: EDUAD 020 - Educação de Jovens e Adultos

EMENTA: O sujeito jovem e adulto em suas diferenças e especificidades: análise de discurso e observação de práticas cotidianas; estudo e aprofundamento de relações que considerem as questões teorico-práticas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Professor: Raimundo Helvício Almeida Trindade raimundo.helvecio@ufrgs.br e Luciane Uberti luciane.uberti@ibest.com.br


Disciplina: EDUAD 051– LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

Professor responsável: Lodenir Karnopp

Súmula:

Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). História das comunidades surdas, da cultura e das identidades surdas. Ensino básico da LIBRAS e políticas linguísticas e educacionais para surdos.

Professor: Carolina Hessel Silveira shcarol@terra.com.br

Fonte: Eixo VII Pbworks

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Rumo ao 7º Semestre


EIXO 7 – PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURÍCULO VII
TEORIAS EM AÇÃO

Articulação expressa entre Projeto e Prática Pedagógica de caráter reflexivo e investigativo desenvolvidos a partir de referenciais (re)construídos ao longo do curso e das especificidades culturais de sua comunidade imediata, contemplando a problematização dos conteúdos curriculares. Proposição de ações conjuntas através de processos colaborativos e cooperativos de aprendizagem profissional, comprometidas com a dimensão pública da educação enquanto realidade concreta de um contexto histórico-social. Análise coletiva dos Projetos Pedagógicos e dos dados sobre o desempenho dos alunos, de forma a beneficiar o aprendizado destes. Uso de recursos bibliográficos e tecnológicos, bem como suas metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores para compor todas as etapas do planejamento, tais como procedimentos, recursos, técnicas e avaliação.

sábado, 4 de julho de 2009

Descobertas

Podemos fazer uma postagem no Word e publicar no Blog. O mais legal nisso tudo é poder usar todos os recursos do Word em nossas postagens.