quarta-feira, 25 de março de 2009

Aula Presencial

Hoje estivemos mais uma vez no Polo de Alvorada para mais uma aula presencial das Interdisciplinas de Filosofia da Educação com a Professora Elaine Conte, auxiliada pelo tutor de sede Alexandre Rossi e de Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História com a professora Marilene Paré, auxiliada pelas tutoras de sede Tanara Forte Furtado e Rossana Della Costa.A turma foi dividida em dois grupos, participei primeiramente da aula de Filosofia, onde nos apresentamos, comentamos as experiências que já tínhamos com a Filosofia e quais seriam as nossas expectativas.A Professora Elaine apresentou sua Interdisciplina e o tutor Alexandre combinou como seriam as avaliações dos trabalhos que ele iria comentar.
No segundo momento, participei da aula das Questões Étnico-raciais, onde a Professora Paré, nos recebeu com muito Asé. Após as apresentações, trabalhamos com espelho para descrevermos os traços que trazemos da nossa ancestralidade.
Estou apaixonada pelas Interdisciplinas desse semestre!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Acelera Brasil



A Secretaria Estadual da Educação (SEC), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, de São Paulo, iniciou nesta segunda-feira, 23, a capacitação para os professores do Programa Acelera Brasil. O curso que ocorre até sexta-feira, 27, no Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre, é direcionado a 250 professores e supervisores da iniciativa em 28 Coordenadorias Regionais da Educação (CRE´s).

O objetivo do curso é dar formação pedagógica e gerencial para os profissionais atuarem no programa. Durante as aulas, ministradas por professores do Instituto Ayrton Senna, serão discutidos os princípios da iniciativa, organização curricular, planejamento e o processo de avaliação dos alunos.

A coordenadora do Programa Acelera Brasil na SEC, Paula Lovato, explicou que a busca por uma educação de qualidade foi mobilizadora para a implementação da iniciativa no Estado. “Temos uma grande preocupação com a relação defasagem idade/série dos estudantes, e o Acelera está nos ajudando a lidar com essa situação melhorando a aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.

A gerente do Instituto Ayrton Senna no Estado, Maria Theresa Lancelot, acredita que a capacitação instrumentaliza os professores, não só com a metodologia do programa, mas também na relação com o aluno. ”Pretendemos mostrar aos profissionais que para que a iniciativa funcione não basta conhecer a metodologia, é necessário trabalhar a autoestima dos estudantes que estão em defasagem idade/série, garantindo assim resultados mais positivos”, explicou.

O Programa Acelera Brasil tem como objetivo possibilitar ao aluno alfabetizado a correção da defasagem idade/série no período de um ano letivo. A iniciativa, que foi implantada nas escolas estaduais no início de 2008, atinge atualmente cinco mil alunos distribuídos em 200 turmas de 167 estabelecimentos de ensino.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Desenvolvimento Infantil na Perspectiva Sociointeracionista

Nas minhas andanças pela web, encontrei um site muito interessante sobre o desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon - Jane Felipe*.
Ao fazer uma análise desse esquema e ao ler o texto, pude compreender melhor esses teóricos.

Representação dos estágios de desenvolvimento - Wallon, Vygotsky e Piaget. Autora: Mara D. Mazzardo 
*Jane Felipe é professora da área de Educação Infantil da FACED/UFRGS; psicóloga – UFRJ; mestre em educação – UFF-RJ e doutoranda em Educação – UFRGS. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Infantil (GEIN) e Grupo de Estudos e Relação do Gênero (GEERGE). 
Observação: clique na imagem para visualizá-la em outra tela na íntegra.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Aula Presencial

Hoje participamos da nossa primeira aula presencial do Seminário Integrador VI no polo de Alvorada. Fomos orientadas pelas professoras Beatriz Magdalena e Irís Elisabeth Costa, auxiliadas pelas tutoras do polo Rosaura Karst, Grace Milcharek, Adriana Irigaray e pelas tutoras de sede Vanessa Costa e Daiane Grassi.
No primeiro momento, as professoras nos orientaram sobre como será desenvolvido o VI semestre e posteriormente trabalhamos distribuídos em três grandes grupos para que cada grupo analisasse um dos projetos de aprendizagem que haviam sido disponibilizados à análise pelos colegas que os desenvolveram no semestre passado, foram eles: Etnias, Comportamento Infantil e Stress.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Quem é deficiente???






DEFICIÊNCIAS - Mario Quintana 

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. 

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui. 

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. 

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce. 

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."